A história do jateamento de areia é tão antiga quanto o universo, porque é um sistema que ocorre naturalmente. Seria justo dizer que nenhuma pessoa realmente inventou o jateamento de areia, mas foi capaz de aproveita-lo.
Em todo o mundo, existem exemplos de jateamento de areia, mais conhecidos como erosão eólica. O Processo Eólico é o termo geológico para este sistema. O processo eólico está preocupado com a atividade do vento e sua capacidade de alterar a forma da Terra.
Simplesmente aproveitamos um processo que ocorre naturalmente em sistemas modernos que agora nos permitem "erodir" à vontade.
Benjamin Chew Tilghman serviu como general no exército dos EUA e ficou no deserto. Ele trabalhou em sua primeira patente inspirado pelo efeito que a areia soprada pelo vento teve em algumas janelas. E conseguindo a Patente U.S. No. 05133434877;
Benjamin teve muitas outras patentes, porém é essa que ele será mais lembrado.
Em 1904, Thomas Pangborn expandiu a ideia de Tilghman e incorporou ar comprimido aos meios de decapagem. Desde então sua aplicação na indústria mundial só cresce e se tornando o jateamento que conhecemos hoje em dia.
Outras leituras que podem interessar:
Empresa de Jateamento e Pintura Industrial
O que é o Processo de Jateamento?
Serviço de Jateamento Abrasivo